quinta-feira, 13 de outubro de 2022

O Escudo da Fé: A Defesa Contra a Dúvida nestes Últimos Dias - Efésios 6:16

 Allan Xavier Dias 

A Paz do Senhor querido Leitor,

         Já parou pra meditar neste texto de Efésios 6:16?

 "Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno." ( Efésios 6:16 )

No texto, o Apóstolo Paulo faz um relato incrível sobre a armadura que o Cristão deve usar no campo de Batalha. Ora, se Paulo escreve, inspirado pelo Espírito Santo, que devemos usar uma armadura, então...

É isso mesmo querido leitor, nós estamos em guerra! 

Se estamos em guerra, contra quem guerreamos?

Se você pensou apenas em Satanás (Do hebraico satān, que significa inimigo), saiba que ainda temos mais dois inimigos, o mundo e a carne. Sobre estes três inimigos, deixaremos para falar em outra postagem, com mais detalhes. No entanto, para um melhor entendimento, saiba que estes três inimigos agem sempre juntos e sempre se opondo ao agir do Espírito Santo em nossas vidas. O mundo se apresenta a nós com todos os seus desejos, prazeres e riquezas, o diabo (a velha serpente) nós seduz dia e noite. Satanás não força ninguém a nada, ele apenas sugere, sussurra, nos incentiva, mostra possibilidades, mente que não haverá consequências e usa toda a sua lábia para fazermos o que ele e nossa carne querem (concupiscência da carne - 1 João 2:16 ). No final, quem toma a decisão de pecar somos eu e você, ou seja, a nossa carne. 

 

"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo." (1 João 2: 16).

 

Por isso devemos viver pelo Espírito, crucificarmos a nossa carne:

 

"Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos de igual modo sob a direção do Espírito." (Gálatas 5:24-25)


"Portanto, vos afirmo: Vivei pelo Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne!" (Gálatas 5:16)

  Já conhecemos nossos inimigos e como eles agem, agora vamos descobrir uma de suas armas...

 

Como a Dúvida Age na Vida do Crente

Um das setas mais usadas pelo inimigo são as dúvidas. Ele lança um dardo inflamado chamado dúvida e se o crente não estiver com o Escudo da Fé para se defender contra este dardo, ele será atingido e passará a duvidar de Deus, logo passará a duvidar das promessas que Deus fez para a sua vida e consequentemente passará a duvidar da morte e ressurreição do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e do doce Consolador, o Espírito Santo, assim o crente iniciará um processo chamado apostasia.

Apostasia: Nas Escrituras apostasia significa “abandono ou deserção da fé de forma consciente", estado de rebelião contra Deus, abandono de seus mandamentos e profanação do sagrado.

1º Nível - Inicialmente a dúvida se instala na mente, como uma ideia, uma semente semeada pelo maligno...

Ouvindo alguém a palavra do Reinoe não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho;

Mateus 13:19
Ouvindo alguém a palavra do Reinoe não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho;

Mateus 13:19
Ouvindo alguém a palavra do Reinoe não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho;

Mateus 13:19
Ouvindo alguém a palavra do Reinoe não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho;

Mateus 13:19

Esta dúvida semeada poderá crescer pela falta de ensinamento e busca pelo estudo da Palavra de Deus, bem como a diminuição da comunhão com o Espírito Santo, que habita dentro de nós e que nos convence do Pecado, da Justiça e do Juízo (João 16:7-11). Porém saiba que a busca pela Palavra de Deus e a busca pelo Espírito Santo são impulsionadas e regados pela Fé . Não deixe o maligno semear dúvidas em sua mente, se proteja com o escudo da Fé - "a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ).

Nível - A dúvida quando brota, acarretará a diminuição da Fé, a falta da leitura da Palavra de Deus, a falta da busca pelo Espírito Santo, proporcionando também a negligencia com o sacrifício do nosso Senhor e Salvador Jesus, o Cristo, na Cruze e por fim o afastamento de Deus.


3º 
Nível - Sem o Espírito Santo para convencer do Pecado, da Justiça e do Juízo, o homem não dará crédito à morte e a ressurreição de Cristo,  tornando-se como os que estão no mundo...
             sem Fé,
               cheio de dúvidas sobre a existência de Deus,
                 e chegando ao pior dos níveis...
 

4º Nível - Afirmar que Deus não existe e blasfemar contra o Espírito Santo de Deus. Este é o pior nível e mais perigoso.

O crente que outrora confiava no senhor apostatou da Fé (apostasia moral, apostasia doutrinária e apostasia espiritual - vamos trabalhar esse tema em outra postagem)
 

Um das Partes da Armadura, o Escudo da Fé

E como podemos nos defender deste inimigo tão silencioso?  

A Fé é comparada pelo Apóstolo Paulo como um escudo:

 

"Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno." ( Efésios 6:16 )

 

Querido Leitor, quando o crente tem o Escudo da Fé ele está apto a rebater todas as setas e dardos de dúvidas lançados por Satanás e mesmo que você seja atingido por alguma dardo de dúvida, a Fé proporcionada e regada pela comunhão com o Espírito Santo e pelo estudo da Palavra de Deus não deixará que esta semente brote, saiba que semente que não brota morre!

 

Em nome de Jesus, soldado ferido, receba o renovo da tua Fé neste dia e diga, assim como o apóstolo Paulo escreveu:

"Porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia." (2Tm 1:12)

 

Creia na tua Salvação, creia que Deus tem poder para cuidar da tua vida e da tua família, Creia no Batismo com o Espírito Santo, Creia nos Dons Espirituais como atuais e vivos desde a fundação da Igreja de Cristo e creia no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que morreu por mim e por você e ressuscitou ao terceiro dia e que um dia voltará para levar a sua igreja! Amém, Amém e Amém!

Saiba de uma coisa, Deus sempre está disposto a realizar um avivamento e restauração onde você menos espera e você está nos projetos de Deus. Creia!

Seja forte e corajoso, ainda não chegamos. Deus está contigo.

Que a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja contigo. Deus te abençoe.

 

...

Baseado em BÍBLIA - Efésios 6:16 . Português. In: A Bíblia sagrada: antigo e novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Escudo da Fé: A Defesa Contra a Dúvida nestes Últimos Dias - Efésios 6:16

  Allan Xavier Dias   A Paz do Senhor querido Leitor,           Já parou pra meditar neste texto de Efésios 6:16?  "Tomando sobretudo o...